sexta-feira, 29 de março de 2013

Memorial da Resistência-DEOPS/SP

Na última quinta-feira tive a oportunidade de ir visitar o Memorial da Resistência em São Paulo, o prédio da DEOPS/SP fica próximo à Estação da Luz , no centro.Lgo General Osório,66-SP.
É um lugar que conta acima de tudo a nossa história,  a história do nosso país, como tantas pessoas tiveram que lutar sofrer, perder amigos , família,  a própria liberdade para que hoje possamos viver do jeito que vivemos, sem barreiras no pensamento.
O Memorial mostra um pouco do que aconteceu na época da Ditadura Militar no Brasil, especificamente aqui em São Paulo.Além das exposições lá é recriado o antigo espaço da detenção do DEOPS , uma reconstrução das celas daquela época onde diversas pessoas que participaram do movimento de resistência ficaram trancafiadas e foram torturadas.
A primeira ''sala'' e talvez a mais chocante de todas, é a área onde os detentos tinham direito ao Banho de Sol, um corredor minusculo ,apertado, onde guardas do exército ficavam o tempo todo com um fúsil apontado para os presos,ficavam por ali durante 1hora .Muitos dos que viveram por anos naquele lugar, nunca sequer tiveram a oportunidade de ver a luz do Sol.
Outro lugar marcante é a cela onde podemos ouvir dezenas de relatos de pessoas que ali ficaram presas, pessoas estas que contam como eram torturadas,como viviam ali e como era na época da repressão.
De toda essa experiencia só pude pensar em como essas pessoas foram idealistas ao ponto de sofrer na própria pele , perder anos da sua própria vida, pensando em ter um país melhor, quem sabe para gerações que eles nunca viriam a conhecer.Pensar em tudo isso também é refletir sobre o que acontece hoje em dia, tanta coisa que vemos de errado, não aprovamos e muitas vezes, simplesmente fazemos,NADA.Somos da geração da internet, onde podemos nos conectar ao mundo em alguns clicks , onde não seria dificil mudar as coisas, e por que não nos unirmos? por pura acomodação talvez, já nascemos numa época onde temos de tudo na mão, não tivemos que lutar por nada disso,não passamos pelas lutas que estes passaram , talvez seja isso que nos falte...
Quem quiser saber mais sobre o local aqui tem o site: http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/
a visita é de graça e pode ser feita em grupo, como monitoramento no próprio lugar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário